A Carreta Saúde da Mulher iniciou seus atendimentos em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (16). Esta é a primeira cidade do Paraná a receber a unidade móvel de exames preventivos gratuitos, que integra a campanha Paraná Rosa 2025.
Até dezembro, a carreta percorrerá 13 municípios, atendendo aproximadamente 18 mil mulheres de 48 cidades paranaenses. O objetivo é ampliar o acesso a exames de diagnóstico precoce e reforçar a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.
A unidade móvel oferece exames de mamografia, ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de tireoide e papanicolau. Os atendimentos são realizados por uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos especializados.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da iniciativa:
“Iniciamos a sétima edição do Paraná Rosa com essa iniciativa da carreta, num projeto idealizado pela primeira-dama Luciana Saito Massa. Além disso, aqui no Estado atendemos e olhamos pela saúde da mulher o ano todo, seguindo a orientação do governador Ratinho Junior”.
Os atendimentos na Carreta Saúde da Mulher em São José dos Pinhais ocorrerão até o dia 20 de setembro, no Centro de Esportes e Lazer Max Rossenmann, no bairro Afonso Pena. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio. Serão realizados até 248 atendimentos diários.
A iniciativa é viabilizada por uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e a Volkswagen do Brasil, pelo programa Paraná Competitivo. O investimento total é de R$ 10,8 milhões para a operação da carreta.
