Prestar atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de forma ágil e qualificada e chegar rapidamente ao local do incidente para evitar o agravamento da saúde do paciente, sequelas ou morte, são fundamentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) conta com 100% de cobertura do serviço do Samu no Paraná e, no momento dos primeiros atendimentos aos feridos atingidos pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu, esse sistema fez toda a diferença.
A base do Samu Regional Centro, em Guarapuava, integrante da 5ª Regional de Saúde, é a mais recente em atuação no Estado, e foi a que completou a cobertura do serviço no Paraná. “A base de Guarapuava foi inaugurada em 2022 com apoio do Governo e vem desenvolvendo um importante trabalho nos atendimentos na região. E agora se mostrou fundamental nesse momento para os trabalhos em Rio Bonito do Iguaçu”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O Samu Regional Centro encaminhou para Rio Bonito do Iguaçu, imediatamente após a ocorrência, quatro ambulâncias de suporte básico (com condutor e técnico de enfermagem); duas ambulâncias de suporte avançado (com equipe composta por médico, enfermeiro e condutor) e foram montadas outras duas ambulâncias de suporte avançado para serem utilizadas na retaguarda.
Ao todo, foram mobilizados cerca de 50 profissionais entre condutores socorristas, médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e coordenações que executaram em torno de 85 atendimentos entre primários e secundários. Foram mantidas equipes extras, fazendo rondas no fim de semana e a disponibilidade de atendimento e apoio segue nesta semana.
