De 16 a 20 de setembro, São José dos Pinhais receberá a Carreta Saúde da Mulher, iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Volkswagen do Brasil. A ação integra a programação do Paraná Rosa 2025 e tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres a exames preventivos e diagnósticos, reforçando a importância da detecção precoce de doenças.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sems) está entrando em contato com mulheres cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para informar sobre a disponibilidade e realizar o agendamento dos exames. A unidade móvel funcionará no Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann, na Avenida Rui Barbosa, n.º 4.997 – Afonso Pena, das 8h às 19h, de terça a sexta-feira, e das 8h às 17h no sábado, com atendimento de uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos especializados.

Durante a ação, os seguintes exames poderão ser realizados:

  • Mamografias de rastreamento: para mulheres entre 50 e 69 anos ou fora da faixa etária mediante indicação médica;
  • Ultrassonografia transvaginal e mamária bilateral: para mulheres de qualquer idade com encaminhamento médico;
  • Citologia oncótica (Papanicolau): em mulheres de 25 a 64 anos;
  • Ultrassonografia de tireoide: para detecção precoce de alterações na região.

“É uma oportunidade muito importante para reforçarmos o cuidado com a saúde da mulher, trazendo serviços de qualidade e gratuitos diretamente para a população de São José dos Pinhais”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Dalmi Dissenha.

A importância da prevenção

No Paraná, o câncer já é a principal causa de mortalidade prematura (30 a 69 anos), superando as doenças cardiovasculares desde 2023. Entre as mulheres, o câncer de mama lidera as mortes por câncer no estado e deve registrar 3.650 novos casos em 2025. O câncer de colo do útero, terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina, deve somar 790 novos casos neste ano.

Somente em 2024, a rede estadual realizou 499.777 exames de rastreamento de colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos e 188.427 mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, números que reforçam a importância da ampliação do acesso a esses procedimentos (dados do Sistema de Informação do Câncer – SISCAN).

Serviço

Evento: Carreta Saúde da Mulher

Data: 16 a 20 de setembro

Horário: Das 8h às 19h, de terça a sexta-feira, e das 8h às 17h no sábado

Local: Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann (Av. Rui Barbosa, nº 4.997 – Afonso Pena)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *